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quinta-feira, 20 de junho de 2013

Piper Seneca

O Seneca EMB-810 foi fabricado pela subsidiária da Embraer, a Indústria Aeronáutica Neiva.



 O Piper Seneca é uma aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais.

Projetada e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft), cujos aprimoramentos sucessivos resultaram na versão atualizada Seneca V Turbo.

A aeronave também foi produzida no Brasil sob licenciamento pela Embraer até a década de 1990.

 No Brasil

 No Brasil, as versões com a econômica motorização Continental TSIO 360 no Seneca II (hélice duas pás) e no Seneca III (hélice três pás) foram um grande sucesso de vendas na década de 1970 e 1980.

Graças a uma variada combinação de fatores, dentre eles o acordo de licenciamento firmado entre a Piper e o fabricante brasileiro Embraer, que concordaram numa nova denominação EMB-810 para o mesmo projeto básico, seguindo praticamente os mesmos respeitáveis padrões de construção das asas e fuselagem, utilizados nos Estados Unidos.

Mercado 

É comum no meio aeronáutico a comparação mercadológica do Seneca II, do Seneca III, do Seneca IV e do Seneca V com o seu principal concorrente bimotor a pistão Beechcraft Baron B-58 e Beechcraft Baron G-58: O avião da Piper acomoda com mais conforto os seus passageiros graças a um projeto de fuselagem um pouco mais larga, enquanto o modelo da Beechcraft oferece um nível de ruído interno atenuado graças a uma construção com emprego de alguns materiais de isolamento acústico mais nobres e melhor vedação das portas.

Os níveis de consumo de combustível dos aviões das duas marcas são próximos e a Beechcraft se empenhou em projetar e fabricar uma aeronave com robustez estrutural e motorização mais potente para enfrentar condições de vôo problemáticas...

Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, o Piper Seneca foi escolhido por muitos agropecuaristas brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por muitos empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

O Piper Seneca é a aeronave bimotor leve a pistão mais vendida do mundo, mais de 5.000 unidades desse modelo foram produzidas, incluindo as versões licenciadas para a Embraer.

O Seneca V é fabricado nos Estados Unidos pela New Piper Aircraft que o oferece bem equipado por cerca de US$ 1,2 milhão (novo).

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