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sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jet Ranger




O Bell 206 Jet Ranger originou-se no início da década de 60 para participar de uma licitação do exército dos EUA para um helicóptero leve de observação.

Apesar de inicialmente perder o contrato, a aeronave entrou no mercado civil em 1967. Posteriormente, acabou entrando em serviço no exército, na marinha e no corpo de fuzileiros americanos, onde obteve destaque como treinador e utilitário.

O desenho básico permaneceu o mesmo, mas a aeronave já sofreu atualizações como o 206B Jet Ranger II em 1971 e o 206B-3 JetRanger III em 1977, com um novo rotor de cauda e um motor mais potente. O 206A e o 206B são helicópteros de cinco assentos, enquanto o 206L Long Ranger é uma versão alongada com sete assentos.

Tanto a versão de cinco, quanto a versão de sete, possuem dois lugares a frente e três na traseira, mas a versão de sete lugares possui uma fileira de dois assentos entre as anteriores. O Long Ranger é comulmente usado como ambulância aérea, já a versão padrão é muito pequena para esta função.

 Força Aérea

 Sete aeronaves Bell 206A foram adquiridas em 1967. Três foram reservadas para o transporte de autoridades e designadas VH-4. Quatro foram destinadas as tarefas de ligação e observação e designadas OH-4.

Atualmente, duas aeronaves ainda estão em operação em tarefas utilitárias como UH-4.

 Marinha

 A Marinha do Brasil adquiriu um total de dezoito aeronaves Bell 206B Jet Ranger II. Estas aeronaves foram designadas IH-6A, como helicóptero de treinamento, e UH-6, como helicóptero multipropósito.

Em 1986, dezesseis aeronaves Bell 206B-3 Jet Ranger III foram adquiridas e designadas IH-6B. Atualmente, dezoito aeronaves estão em operação, integradas ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) e no 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4).

Estas últimas servem como destacamento aéreo embarcado, operando a partir no Monitor Parnaíba e apoiam o 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil (em Ladário) e o Corpo de Fuzileiros Navais.

Descrição 

Fabricante Bell Helicopter
Entrada em serviço 1967
Missão Utilitário multipropósito
Tripulação 1
Dimensões 
Comprimento 11,9 m
Peso 
Tara 742 kg
Peso bruto máximo 1.520 kg
Propulsão Motores 1 x Allison 250 C20J
Performance
Velocidade máxima 225 km/h
Alcance 703 km
Teto máximo 3.962 m
Armamento
Metralhadoras pode ser armado com duas metralhadoras coaxiais de 7,62 mm ou casulos lança-foguetes

 O Bell Jet Ranger também fabricado sob licença pela Agusta na Itália.

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